Serão 20 anos Assombrados em 2020

Em 2020 o projeto O Recife Assombrado completa 20 anos contando histórias e levando pesadelos às noites dos leitores. Fomos sempre fiéis às nossas duas principais propostas: mostrar o lado assustador das antigas lendas e incentivar a produção das diversas formas narrativas no campo do fantástico (literatura, quadrinhos, teatro, cinema) que fossem baseadas no imaginário brasileiro.

O nosso maior objetivo sempre foi preservar esse rico imaginário em torno das tradicionais histórias de assombração de nosso país. Neste século XXI, a chamada cultura oral parece esquecida: avós já não aterrorizam os netos com alertas sobre o Bicho-papão (ou sobre a Cabra Cabriola, a Cuca, O Velho do Saco, O Papa-figo, etc, etc); colegas de escolas já não infernizam uns aos outros contando sobre a ameaça da Loira do Banheiro; aventureiros já não temem entrar nas matas por medo da Cumade Fulôzinha, do Curupira, do Saci; assim como ninguém considera mais a possibilidade de dar cara com o Lobisomem, a Mula-sem-cabeça ou a Perna Cabeluda ao sair à noite por uma rua deserta.

Mas todos esses seres estão por aí, escondidos nas sombras, à espreita, aguardando a próxima vítimas. Esperam uma oportunidade espalhar o pavor nos corações desprevenidos…

O Recife Assombrado tem sido um canais de comunicação com esse “Mundo do Além”. E pensar que tudo começou com um fanzine tosco ainda na década de 1990. Em 2000, veio o site que foi apontado como um dos dez melhores de Pernambuco e entrou na disputa pelo prêmio iBEST 2002, categoria regional.

Em 2004, se tornou o primeiro produto concebido para web a receber o certificado de “Amigo que abraça as causas do folclore e da cultura popular” concedido pela Fundação Joaquim Nabuco. Também em 2004, a Aeti (Associação de Empresas de Tecnologia Internet) certificou O Recife Assombrado como o melhor site de cultura de Pernambuco naquele ano.

Depois vieram os livros, os quadrinhos, canal no YouTube, peças de teatro. Participamos de grandes eventos de cultura com a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e a CCXP. Em 2019, teve a estreia do filme que ajudamos a conceber junto com a produtora pernambucana Viu Cine. E, ao completar 20 de existência, estamos planejando outras tantas novidades!

E você amigos leitor, que sempre nos acompanhou, seja no site ou nas redes sociais, que o gostaria de ver O Recife Assombrado produzir nesta nova etapa do projeto? O que, na sua opinião, poderíamos criar para trazer mais pesadelos às suas noites ? Deixe a sua sugestão aqui nos comentários!

Abraços Assombrados,

Roberto Beltrão

Tags