Almanaque Malassombrado de Volta!

O livro da socióloga Rúbia Lóssio e do jornalista Roberto Beltrão sobre as lendas mais intrigantes e assustadoras de Pernambuco ganha uma segunda tiragem

Você sabia que um misterioso homem-peixe habita as águas do São Francisco perto de Petrolina? Que o espectro de uma moça sedutora atrai rapazes desavisados ao cemitério de Catende? Ou que em Rio Formoso existe uma pedra que engole gente? Pois existe um livro que apresenta os mitos e seres estranhos que povoam sonhos (e pesadelos) de moradores de municípios de todas as regiões de Pernambuco.

O Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas (Editora Massangana, 2014), escrito pelo jornalista Roberto Beltrão e pela socióloga e folclorista Rúbia Lóssio, congrega histórias fantásticas colhidas em pequenas e grandes cidades, do Litoral ao Sertão. A publicação com 204 páginas, que agora  ganha uma reimpressão, é fruto de um levantamento que durou dois anos. As dezenas de pessoas ouvidas pelos pesquisadores contaram as lendas de suas comunidades. E a esse conjunto de depoimentos foi acrescida uma pesquisa bibliográfica – pois tanto autores conhecidos, como Pereira da Costa e Gilberto Freyre, quanto escritores quase esquecidos, como Jayme Griz, trataram desse assunto tão instigante que é o imaginário popular.

As 24 ilustrações coloridas foram produzidas pelo artista plástico Fábio Rafael. O formato de almanaque foi escolhido para dar um caráter lúdico ao livro: embora possa ser usada como fonte de referência para estudioso que queiram se aprofundar no tema, a obra tem uma linguagem próxima do coloquial para levar o leitor a se divertir com as historietas curiosas, medonhas ou absurdas – que costumavam ser transmitidas de pais para filhos, de avós para netos, em conversas nos terreiros dos engenhos, nos alpendres das fazendas, na roda de cadeiras colocadas à tarde nas calçadas dos bairros de subúrbio.

Cada capítulo remete a um mês do ano e agrupa verbetes de acordo com a similaridade das lendas. Nas páginas dedicadas ao mês de Janeiro, por exemplo, estão casos referentes às águas doces, como monstros e fantasmas vistos em rios e açudes; já o mês de Março reúne as assombrações que perseguem crianças malcriadas, como o Papa-figo; no mês de Agosto, encontram-se registros das “presepadas do Diabo em terras pernambucanas”; e assim por diante.

A experiência dos autores no trato com o imaginário foi fundamental para concepção do almanaque. A doutora em sociologia Rúbia Lóssio é atualmente professora da Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte (CE), e trabalhou durante onze anos coordenando o Núcleo de Estudo de Culturas Populares Mário Souto Maior, ligado à Fundação Joaquim Nabuco. Rúbia tem obras publicadas em parceria com o próprio Souto Maior, considerado um dos mais relevantes folcloristas brasileiros. Roberto Beltrão é um dos editores d´O Recife Assombrado e publicou outros quatro livros sobre o assunto.

O Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas custa R$ 30 e está à venda na sede da Editora Massangana: Av. Dezessete de Agosto, 218 – no Bairro de Casa Forte, no Recife. Uma dica: fica junto ao Museu do Homem do Nordeste.

  • Claudia

    Boa tarde!

    Muito interessante esse livro, pena que não há venda virtual, para facilitar a compra por todo o país. Vocês poderiam vender pelo site, juntamente com os outros livros que já estão disponíveis na loja. Entrei em contato pelo e-mail da editora, mas não obtive resposta até o momento.

    Felicidades!

    Claudia

    • Obrigado por entrar em contato, Cláudia! Estamos negociando com a editora Massangana e logo teremos o livro disponível para venda online aqui no site, com envio para todo o país e pagamento com cartão de crédito. Vamos anunciar quando estiver disponível. Se preferir, mande uma mensagem para o nosso email orecifeassombrado@gmail.com e nós te avisaremos a você diretamente quando a publicação estiver à venda na nossa loja virtual.

      • Claudia

        Muito obrigada pelo retorno. Já enviei o e-mail e estarei aguardando.

        Forte abraço,

        Claudia