Congresso de Literatura Fantástica na UFPE

O Congresso de Literatura Fantástica (CLIF), uma iniciativa do Núcleo de Estudos Oitocentistas Belvidera, grupo de pesquisa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco/CNPq, chega à sua oitava edição com mais uma programação repleta de conferências instigantes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é gratuito, aberto a todos – a inscrição podendo ser efetivada no primeiro dia do evento (antes da conferência de abertura) – e ocorrerá no Centro de Artes e Comunicação da UFPE nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

O tema deste ano é “A metamorfose na literatura fantástica”, partindo de uma ampla ideia sobre a metamorfose. Sendo ela não só um motivo da literatura imaginativa – quando mostra a passagem e a mescla de personagens entre os reinos animal, vegetal, mineral etc e as transformações de seres em coisas e vice-versa –, mas significando também a mudança das próprias formas literárias, o que potencializa a escrita do fantástico.

O 8º CLIF trará desde palestras e comunicações à mostra de curtas-metragens e lançamento de livros teóricos e ficcionais. Para ilustrar, teremos as conferências: do professor dr. Flávio Garcia (da Universidade Estadual do Rio de Janeiro) acerca das metamorfoses por que passa o conceito de ficção fantástica desde o século 19 até a contemporaneidade, que vem sendo sempre rediscutido e ampliado, levando também a entender como as relações da literatura fantástica com outras mídias e outras artes pode influenciar o conceito e a aceitação da literatura fantástica por parte da teoria, crítica e historiografias literárias; do professor dr. Davi Pessoa de Lira (da Universidade Federal de Pernambuco), que versará sobre a incidência da metamorfose na literatura clássica e suas implicações na literatura hermética, através de textos antigos e das ideologias e conceitos da época; e do professor dr. Erwin Snauwaert (da Katholieke Universiteit Leuven – Bélgica), sobre a metamorfose na literatura fantástica peruana contemporânea percebendo as diferenças que o pós-modernismo operou no tema em questão.

Nos três dias do eventos haverá também uma feira de livros, com estandes de editoras, livrarias e sebos locais, além do lançamento de livros dos conferencistas e escritores que comparecerão ao congresso.

Com essa amplitude, percebe-se que as discussões serão dentro das mais variadas tendências da literatura fantástica (fantástico, horror, ficção científica, novela gótica, contos de fadas, realismo mágico etc.), indo da literatura antiga à contemporânea, além de abrirem espaço para as relações da literatura com outros universos em que o tema da metamorfose está presente – como o cinema, os quadrinhos, os games e as artes visuais.

Assim, o evento promete uma excelente troca de ideias e problematizações conceituais que contribuem para alargar e enriquecer as teorias do fantástico e os estudos literários, e para estreitar e fomentar os diálogos entre as artes.

A programação completa você encontra em: fantasticoempernambuco.blogspot.com

Serviço:

8º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco

Quando: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro

Onde: Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE/Campus Recife