Encontro de Caçadores de Assombrações

O Recife Assombrado vai estar presente no Encontro Nacional dos Caçadores de Assombração, que será realizado no próximo dia 3 de novembro (sábado), na Câmara Municipal da cidade de Mariana, em Minas Gerais. O evento é uma promoção da ACAM – Associação de Caçadores de Assombrações e Monstros de Mariana. O grupo é liderado pelo pesquisador Leandro Henrique dos Santos, que também é o editor do jornal “O Espeto”.

Leandro conta que a ACAM “surgiu meio sem querer”. No princípio, ele publicava as lendas, causos de assombrações e monstros no jornal (jornaloespeto.com.br). “Mas a coisa foi mudando e comecei a observar que as pessoas realmente tinham evidencias dos casos que falavam, e sem querer criamos um grupo para oferecer uma recompensa de mil reais pela foto de um monstro chamado Caboclo Dágua, que dezenas viam, que ataca bezerros e até matou duas pessoas”, relembra Leandro. “O que era apenas lenda, folclore, nos levou a observar o que uma pessoa qualquer ignora e desde 2008 formamos um grupo para analisar esses relatos”, explica o pesquisador.

Atualmente a ACAM faz encontros semanais numa sede própria em Mariana e organiza outras atividades  ligadas à investigação paranormal e à preservação do imaginário popular. “Levamos nossos membros e outras pessoas a vários locais da região, de ônibus, falamos sobre história, lendas, causos, e começamos a conversar sobre os relatos, mas sem apontar sem apontar nenhum caminho, apenas apresentando informações ou divagações”, detalha Leandro.  Neste ano, a ACAM iniciou um intercâmbio com O Recife Assombrado, a partir da vinda à capital pernambucana do jornalista Stefano Azevedo, que também é integrante da associação. Veja a reportagem que ele escreveu sobre as assombrações do Recife.

Confira a programação completa do Encontro Nacional dos Caçadores de Assombração, que contará com uma palestra do escritor Roberto Beltrão, editor d´O Recife Assombrado:

15:30 – Caçada ao Caboclo Dágua – Apresentação teatral da Companhia Lamparina;

16:00 –Palestra de Abertura : Apresentação e relatório das atividades da Associação de Caçadores de Assombração de Mariana. Por Isaac Rangel e Gabriel Cunha , ACAM – Mariana.

16:30 – Lançamento da segunda edição do livro “Uma visão sobre Bento Rodrigues : histórias, memórias e causos”, e bate papo com o autor Eduardo Campos, ACAM – Mariana.

17:00 – Palestra e lançamento do livro “Os dez lugares mais bem assombrados de Mariana .” autor Leandro Henrique dos Santos, ACAM – Mariana.

17:30 – Lançamento da cartilha “Parque do Gogo: Tombamento e proteção do patrimônio não oficial.” Equipe do curso de Educação Patrimônial da ACAM. Por Gerson Carneiro Torres, Cláudia Fernanda Rei

18:00 – Palestra sobre Assombrações e lendas Nordestinas, com Roberto Beltrão, jornalista e escritor (do grupo O Recife Assombrado – PE) .

19:00 – Palestra: Ufologia: Abduções e ataques extraterrestres em Minas Gerais; por Paulo Werner e Albert Eduardo, Editores da Revista OVNI Pesquisa – Contagem – MG.

20:00 – Contação de causos:

Como se transformar em Lobisomem; com Stefano Azevedo, jornalista, estudante de Computação da UFOP e pesquisador Ataques da Mãe do Ouro no litoral. Por Herbert Yag – Linhares – ES.

O caso do livro da bruxa espanhola e aparelhos usados na pesquisa do sobrenatural . Por Lauro Rooke – Juiz de Fora, MG. Participação de Isaac Rangel, Mariana – ACAM – MG.

“A ponte da Noiva Contrariada de Camargos”, Por Leandro Henrique dos Santos – ACAM – Mariana, MG .

20:30 – Dicas, orientações e procedimentos de segurança para visita a Camargos. Rogério Duarte – Equipe de Campo – ACAM, Mariana. Em seguida visita a Camargos para inscritos, distrito mais assombrado de Mariana. Roteiro: Fazenda da Palha, Centro Histórico e Ponte da Noiva contrariada. Retorno: Meia noite.