Espetáculo Malassombrado em Olinda

Clique AQUI para comprar os ingressos pela internet

Numa noite fria e silenciosa, dois irmãos moradores de um sítio no interior de Pernambuco relembram lendas medonhas e encontros com seres assuntadores como o Nêgo Dágua, o Lobisomem e as almas penadas que se transformam em bolas de fogo. Mas aos poucos a conversa vai revelando um segredo  que parece ser ainda mais sinistro que as histórias contadas por eles…

Assim é o espetáculo “Assombros” do diretor teatral Paulo André Viana – uma encenação baseada em pesquisas e contos do jornalista e escritor Roberto Beltrão. E o público vai ter a oportunidade de viver esse suspense em duas apresentações na programação do Segundo Festival de Teatro Alternativo: dias 7 (sábado) e 13 (sexta-feira!) de outubro, no espaço Solar da Marquesa, em Olinda.

A peça – que já foi encenada em unidades do SESC, no Museu Cais do Sertão e no Festival de Inverno de Garanhuns – traz no elenco o próprio diretor e o ator Renê Ribeiro. O cenário reproduz uma casa típica do sertão nordestino, com santos, velas, tamboretes e uma mesa rústica com garrafa de café, pães e tapiocas que os atores comem em cena: tudo para criar uma proximidade com a plateia que pode interagir com os personagens e inclusive partilhar a refeição com eles.

“Queremos que o espectador se sinta parte dos acontecimentos, que vivencie 0 contato com a tradição oral como se fazia antigamente nos terreiros das fazendas e nas calçadas de subúrbio, no bate-papo entre parentes e vizinhos”, explica Viana. “E nessa troca, trazemos o espanto do sobrenatural com uma pitada do humor que marca os causos assombrados, pois eles são narrativas que assemelham às anedotas”, arremata.

Quase todos os textos adaptados vieram do livro “Na Escuridão das Brenhas“, lançado por Beltrão em 2013. A essas narrativas ficcionais foram acrescidas lendas recolhidas pelo jornalista numa pesquisa feita em parceria com a folclorista Rúbia Lóssio para o “Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas“, publicado pela dupla em 2014.

O Solar da Marquesa fica na Avenida Joaquim Nabuco,  número 5,  no Largo do Varadouro,  Sítio Histórico de Olinda. As apresentações começam  às 20h nas duas apresentações em outubro. Os ingressos custam R$ 15, 00 – meia-entrada para todos.