Malassombros nas escolas do Recife

Dois livros do jornalista e escritor Roberto Beltrão, editor do nosso site, foram parar nas escolas da rede municipal do Recife – narrativas medonhas para encantar e incentivar os alunos a amarem ainda mais o hábito da leitura. As publicações “Estranhos Mistérios do Recife Assombrado” e “Malassombramentos” estão sendo distribuídas nas unidades de ensino pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Desde os primeiros anos do Projeto O Recife Assombrado,  Beltrão costuma fazer palestras em escolas sobre o imaginário pernambucano – as fotos aqui mostram uma conversa dele com estudantes de um colégio público em Jaboatão. Para Roberto, “é uma alegria saber que nossas publicações estão ajudando os professores  a estimular a vontade de ler entre os alunos: esse sempre foi um dos principais objetivos de nosso trabalho.”

O programa Manuel Bandeira foi criado em 2007. A iniciativa reúne cerca de 250 professores que fazem contação de histórias, dinâmicas e oficinas de leitura, criação e apoio a projetos literários desenvolvidos nas escolas e organização de eventos culturais como recitais poéticos, encontros com escritores e lançamento de livros.

Nas escolas e creches municipais do Recife, existem 193 espaços de ligados ao programa, sendo 118 bibliotecas, 35 salas e 40 cantinhos de leitura. Agora os estudantes atendidos pelo Programa Manuel Bandeira vão se divertir com as histórias assustadoras dos livros desenvolvidos a partir do conteúdo d´O Recife Assombrado e ainda conhecer mais sobre lendas e lugares históricos da cidade onde vivem.