top of page
  • recifeassombrado6

A Geografia dos Sítios Insanos

Novo livro de contos de Roberto Beltrão já está em pré-venda!




Você já pode reservar o seu exemplar por este link: A GEOGRAFIA DOS SÍTIOS INSANOS.

O valor e de R$ 40 mais frete.


A obra é uma reunião de seis contos longos. São narrativas permeadas de mistérios que levam o leitor a lugares imaginários supostamente situados no Nordeste brasileiro. Os cenários descritos nas tramas de cada história remetem a paisagens típicas da região: a praia ensolarada e quase deserta, o velho engenho de cana-de-açúcar em meio à mata, a pequena fazenda perdida na aridez da caatinga, a vila de difícil acesso no subúrbio da cidade grande. 


Locais onde os personagens vivenciam situações insólitas e perturbadoras, confrontam seus medos mais inconfessáveis. Os enredos sugerem uma reinterpretação contemporânea de superstições e lendas repetidas por várias gerações no âmbito da cultura oral popular, nos quais estão presentes temas como o temor da morte, o destino e as maldições, o peso dos pecados imperdoáveis, as aparições fantasmagóricas e monstruosas, os crimes motivados pela ganância.


E todas histórias estão sutilmente interligadas, apesar de se passarem em épocas diferentes – presente e passado se misturam na estreita fronteira entre as reminiscências e as alucinações. Os protagonistas de cada um dos episódios perturbadores têm um aspecto em comum: estão deslocados de suas áreas de conforto e se percebem perdidos em recantos hostis de onde não conseguem escapar.


A linguagem dos texto emula a oralidade que caracteriza cada personagem – é pelos olhos deles que o leitor enxerga o desenrolar de ocorrências aparentemente impossível que, aos poucos, vão substituindo o que se costuma chamar de “realidade”. Quem seguir por essas trilhas incertas deve estar preparado decifrar enigmas e enfrentar emoções arrebatadoras.


Sobre o autor


Roberto Beltrão é escritor e jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem mais de 30 anos no trabalho na redação de grandes empresas de comunicação do Recife.


Começou a militar no campo literário no começo da década passada. Organizou duas coletâneas de contos que têm como tema as lendas e mitos da cultura popular do Recife, capital do estado de Pernambuco: “Histórias Medonhas do Recife Assombrado” (2002 – Edições Bagaço) e “Malassombramentos” (2010 – Edições Bagaço). Escreveu também um livro de ensaios sobre o tema: “Estranhos Mistérios do Recife Assombrado” (2008– Edições Bagaço).


Em 2012, publicou, como editor, a coletânea de HQs “Histórias em Quadrinhos d´O Recife Assombrado” com incentivo do Funcultura.


Em 2013, publicou “Na Escuridão das Brenhas”: uma reunião de oito contos que tematizam as tradicionais histórias de assombração e lenda de cidades do interior. O livro ganhou uma segunda edição em 2021 pelas Edições Bagaço.


Em 2014, lançou o livro “Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas” (Editora Massangana), escrito em parceria com a folclorista Rúbia Lóssio – uma pesquisa sobre as lendas mais curiosas e impressionantes de um dos estados de cultura mais tradicional do Brasil.


Em 2015, lançou o livro “Sete Assombrações em Retratos Falados” – reunião de contos sobre lendas urbanas da região Nordeste do Brasil. A publicação ganhou uma nova edição em 2022 pelas Edições Bagaço.


Em 2017, coordenou a adaptação em quadrinhos do livro “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre. O livro foi publicado originalmente em 1955.


Em 2018, produziu o argumento e o primeiro tratamento do roteiro do filme “Recife Assombrado”, longa metragem pernambucano lançado em 2019.


Em 2022, coordenou mais uma adaptação para quadrinhos de mais uma obra de Gilberto Freyre: o livro “Nordeste”, um estudo sociológico publicado originalmente em 1937.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo