top of page
  • recifeassombrado6

Conheça "A Besta"

Atualizado: 21 de ago. de 2023

Nova e assustadora HQ de Leander Moura e Cristal Moura


Agosto de 1981, Parnamirim-RN. Um homem é acolhido por um circo, mas ele carrega um segredo sombrio. Essa é a premissa da HQ A BESTA, a mais recente produção dos quadrinistas Cristal Moura e Leander Moura. Segundo os autores, a história surgiu da pergunta: “e se uma criatura encantada fosse capturada e levada ao circo para exibição em noite de lua cheia”? Acho que a resposta pode ser bem assustadora. A narrativa traz a figura do lobisomem como alusão aos famigerados “Freak Show”, também conhecidos de show de horrores ou circo dos horrores, nos quais eram exibidos humanos ou animais dotados de algum tipo de anomalia relacionada a mutações genéticas, doença ou deformidade física.




“A ideia era mostrar que o ser humano pode ser muito cruel quando quer se aproveitar de alguém supostamente mais vulnerável. A história se passa em uma cidade real, Parnamirim, na região metropolitana de Natal-RN, local onde eu e a Cristal residimos. Assim, optamos por trazer nos diálogos, gírias e/ou expressões da região Nordeste, sendo que, algumas delas são exclusivas do Rio Grande do Norte”.


A HQ tem roteiro de Leander (responsável por adaptar para as HQs o poema O Corvo, de

Edgar Allan Poe (2019) e Os Gatos de Ulthar (2020), de H. P. Lovecraft, publicadas pela Editora Diário Macabro, e divide a arte com Cristal Moura, com quem fez a graphic novel Horas Escuras (Editora Escribas, 2018), Insonho (Independente, 2019), e em coletâneas como VHS – Vídeo Horror Show (Selo Belzebboks, 2019), Abaddon (Selo Belzebooks, 2022), Dossiê Bizarro: Demoníaco (Skript Editora, 2022), Fractal - Realidades Estranhas (Selo Ponzo Books, 2022) e Almanaque gibi do terror (CAC, 2023).


A obra está em pré-venda na loja virtual da editora Escribas




40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page